O ecocardiograma é um exame simples e que serve para avaliar, em tempo real, algumas características do coração, como tamanho, forma das válvulas, espessura do músculo e a capacidade de funcionamento do coração, além do fluxo sanguíneo. Esse exame também permite ver o estado as grandes vasos do coração, artéria pulmonar e aorta, no momento em que o exame está sendo realizado.
Esse exame também é chamado de ecocardiografia ou ultrassom do coração, e possui diversos tipos, como unidimensional, bidimensional e com doppler, que são solicitados pelo médico de acordo com o que se deseja avaliar.
Como é feito o ecocardiograma
O ecocardiograma é um procedimento simples e que não necessita de preparo, com exceção do ecocardiograma transesofágico, em que é recomendado que a pessoa não coma cerca de 3 horas antes do exame.
Esse exame é normalmente feito no consultório do cardiologista ou em uma clínica de exames de imagem, e dura de 15 a 20 minutos. Basta a pessoa deitar na maca de barriga para cima ou de sobre o lado esquerdo, e retirar ou subir a camisa. Em seguida, o médico aplica um pouco de gel sobre a região do peito em que está localizado o coração e desliza o equipamento de ultrassom que gera imagens para um computador, de vários ângulos diferentes.
Durante o exame o médico pode pedir que a pessoa mude de posição ou que realize movimentos respiratórios específicos para que seja possível ter um resultado mais preciso. Após o ecocardiograma a pessoa pode voltar à sua rotina normalmente.
Tipos de ecocardiograma
De acordo com o objetivo da realização do exame, podem ser realizados diferentes ecocardiogramas, sendo os principais:
- Ecocardiograma transtorácico: é o exame mais comumente realizado, em que o equipamento é colocado na região torácica.;
- Ecocardiograma fetal: realizado durante a gravidez para avaliar o coração do bebê e identificar doenças;
- Ecocardiograma com doppler: especialmente indicado para avaliar o fluxo de sangue pelo coração, especialmente útil nas valvulopatias;
- Ecocardiograma transesofágico: é indicado para avaliar também a região do esôfago em busca de doenças.
Esse exame também pode ser realizado de forma unidimensional, ou bidimensional, que significa que as imagem geradas avaliam 2 ângulos diferentes ao mesmo tempo, e em forma tridimensional, que avalia 3 dimensões ao mesmo tempo, sendo mais moderno e credível.