O Holter de 24 horas é um tipo de eletrocardiograma que é realizado para avaliar o ritmo do coração num período de 24, 48 ou 72 horas. Geralmente, o exame Holter de 24 horas é solicitado quando o paciente apresenta sintomas frequentes de tonturas, palpitações ou falta de ar, que podem indicar alterações cardíacas.
O exame Holter de 24 horas serve para avaliar as alterações no ritmo e na frequência cardíaca ao longo de 24 horas, sendo muito útil no diagnóstico de problemas cardíacos, como arritmias e isquemia cardíaca. Ele pode ser pedido pelo médico para poder avaliar os sintomas que a pessoa apresenta como palpitações, tonturas, desmaios ou escurecimento da vista, ou em caso de alterações no eletrocardiograma.
Como é feito o Holter de 24 horas
O Holter de 24 horas é feito com a colocação de 4 eletrodos no tórax do indivíduo. Eles são ligados a um aparelho, que fica na cintura do paciente e grava as informações transmitidas por esses eletrodos.
Durante o exame, o indivíduo deve realizar suas atividades normalmente, exceto tomar banho. Além disso, deve anotar num diário, qualquer alteração que tenha sentido durante o dia, como palpitações, dor no peito, tontura ou outro sintoma.
Após as 24 horas, o aparelho é retirado e o cardiologista analisa os dados que ficaram registrados no equipamento.
Como se preparar para o exame
É recomendado:
- Tomar banho antes do exame, pois não será possível tomar banho com o aparelho;
- Evitar alimentos e bebidas estimulantes como café, refrigerante, bebida alcoólica e chá verde;
- Evitar aplicar cremes ou pomadas na região do peito, para garantir a aderência dos eletrodos;
- Caso o homem apresente muitos pelos na região do peito, estes devem ser depilados com lâmina;
- Os medicamentos devem ser tomados de forma habitual.
Durante a utilização do equipamento não se deve dormir sobre travesseiro ou colchão magnético, porque podem causar interferência nos resultados. Também é importante utilizar o aparelho com cuidado, evitando mexer nos fios ou eletrodos.