A tomografia computadorizada, ou TC, é um exame de imagem que utiliza raios X para gerar imagens do corpo que são processadas por um computador, podendo ser dos ossos, de órgãos ou de tecidos. Este exame não causa dor e qualquer pessoa pode realizá-lo, no entanto, as grávidas devem, de preferência, fazer outros exames em alternativa à tomografia computadorizada, como ultrassom ou ressonância magnética, pois a exposição à radiação é maior na tomografia.
A tomografia pode ser realizada com ou sem o uso de contraste, que é um tipo de líquido que pode ser engolido, injetado na veia ou inserido no reto durante o exame para facilitar a visualização de certas partes do corpo.
A tomografia computadorizada deve ser realizada somente sob orientação médica, pois envolve a exposição à radiação, o que pode ser prejudicial à saúde quando não se tem a orientação adequada.
Para que serve
A tomografia computadorizada serve para auxiliar o diagnóstico de doenças musculares e ósseas, identificar a localização de um tumor, infecção ou coágulo, além de detectar e monitorar doenças e lesões. Os principais tipos de tomografias são:
- Tomografia de crânio: Indicada para investigação de traumas, infecções, ocorrência de hemorragia, hidrocefalia ou presença de aneurismas. Saiba mais sobre este exame;
- Tomografia de abdômen e de pelve: Solicitada para avaliar a evolução de tumores e abscessos, além de verificar a ocorrência de apendicite, litíase, malformação renal, pancreatite, pseudocistos, lesões no fígado, cirrose e hemangioma.
- Tomografia de membros superiores e inferiores: Utilizada para lesões musculares, fraturas, tumores e infecções;
- Tomografia de tórax: Indicada para investigação de infecções, doenças vasculares, rastreamento de tumores e avaliação da evolução de tumores.
Normalmente as tomografias de crânio, tórax e abdômen são feitas com contraste para que haja visualização melhor das estruturas e seja possível distinguir facilmente os diferentes tipos de tecidos.
A tomografia computadorizada normalmente não é a primeira opção de exame diagnóstico, uma vez que a radiação é utilizada para gerar imagens. Na maioria das vezes o médico recomenda, dependendo do local do corpo, outros exames como a realização de um raio X, por exemplo.
Como se preparar para o exame
Antes da realização da tomografia é importante ficar em jejum de acordo com a orientação do médico, podendo ser de 4 a 6 horas, para que o contraste seja melhor absorvido. Além disso é importante suspender o uso do medicamento metformina, se houver utilização, 24 horas antes e 48 horas depois do exame, pois pode haver reação com o contraste.
Durante o exame a pessoa fica deitada numa mesa e entra numa espécie de túnel, o tomógrafo, por 15 minutos. Esse exame não dói e não causa aflição, já que o equipamento é aberto.